CyberParl Action COST TU1306

Fostering knowledge about the relationship between Information and Communication Technologies and Public Spaces supported by strategies to improve their use and attractiveness.

As novas mídias de comunicação estão mudando o nosso comportamento, a maneira como relacionamo-nos e como comunicamo-nos. Será que essa mudança de comportamento também traz alterações na maneira como usamos e apreciamos as nossas praças, jardins e parques?

Para responder essa interessante pergunta e desenvolver ideias de como fazer melhor uso as novas tecnologias de comunicação o Departamento de Urbanismo da Universidade Lusófona vai coordenar uma rede europeia de investigadores, intitulada CyberPark. Esta rede vai discutir a relação entre as tecnologias de mídia digital e a sua utilização no espaço público. Uma relação que não é nova, mas está crescendo a um ritmo acelerado e se transformando em um desafio para os especialistas em informática, paisagistas e urbanistas e cientistas sociais. Essa rede será financiada pelo período de quatro anos dentro do programa COST da Comissão Europeia.

CyberPark leva o titulo de "Ação para aprofundar e difundir o conhecimento relativo à relação entre as tecnologias da informação e comunicação e os espaços públicos, apoiada por estratégias para melhorar a sua utilização e atratividade". A rede CyberPark vai assim investigar como as tecnologias de informação e comunicação e seus dispositivos, como notebooks, smartphones ou tablets podem contribuir para atrair mais usuários para interagir com espaços públicos e criar espaços públicos que sejam inclusivos, visando melhorar saúde física e mental e bem-estar da população.

Um dos aspectos centrais é o envolvimento de jovens investigadores (Early Stage Researchers) em todas as atividades da rede. CyberPark será uma plataforma adequada envolver criatividade e tecnologia, em um contexto multidisciplinar e internacional.

 

CyberPark - Fostering knowledge about the relationship between Information and Communication Technologies and Public Spaces supported by strategies to improve their use and attractiveness

Departmento de Urbanismo

Dr. Carlos Smaniotto Costa

Link oficial da ação no programa COST: http://www.cost.eu/domains_actions/tud/Actions/TU1306