Apresentação do Departamento

Apresentação

A formação específica em Urbanismo existe na ULHT desde 1991, tendo juntamente com as áreas de Ciência Politica, Informática e Matemática constituído o núcleo originário daquela que atualmente é a maior Universidade Privada do País, na época denominada por Instituto Superior de Matemática e Gestão.

Desde essa data que o ensino e a investigação na área do Urbanismo têm ocupado um lugar central no seio da ULHT pelo facto de se reconhecer que se trata de uma área da maior importância para o País a qual não tem merecido das instituições de ensino superior em Portugal a necessária atenção. Na verdade a ULHT é a única universidade em Portugal que assegura o ensino específico do Urbanismo em todos os três ciclos de estudo previstos na reforma de Bolonha: Licenciatura, Mestrado e Doutoramento e ainda um Curso de Especialização tecnológica.

A área do Urbanismo é desenvolvida atualmente no quadro do Departamento de Arquitetura e Urbanismo e integrado na ECATI 

A ULHT é membro da Associação Europeia de Escolas de Urbanismo AESOP.

Os Planos de Estudo dos cursos assegurados pelo Departamento de Urbanismo estão conformes com as orientações do Conselho Europeu de Urbanistas. Os programas de estudo em Urbanismo e Urbanismo e Ordenamento do Território são reconhecidos pela Associação Profissional dos Urbanistas Portugueses APROURB.

Os conteúdos curriculares correspondem à Classificação Europeia sobre Atividades e Serviços, (Urban and Land Planning Services. Referência 71.11.3 Urban and Land Planning Services Eurostat – Statistical Classification of Products by Activity in the European Economic Community,2008version.

Igualmente estão conformes à Classificação europeia e nacional sobre as áreas de formação de Educação e Formação CNAEF.

O Departamento reconhece plenamente a caracterização da profissão de urbanista da DGERT e a definição da mesma pelo INE Instituto Nacional de Estatística (Nomenclaturas da classificação Portuguesa de Profissões 2010 (CPP2010), integrada no mais recente quadro internacional (CITP/ISCO/2008), destina-se a substituir a Classificação Nacional de Profissões 1994 (CNP/94) do Instituto do Emprego e Formação Profissional harmonizada com a CITP/1988. Referência: 2164, designação: urbanista)

Links Institucionais

A Universidade Lusófona está a adaptar os seus conteúdos ao abrigo das regras estabelecidas no Acordo Ortográfico de 1990 e posteriores protocolos modificativos.
Neste momento ainda coexistem neste website as ortografias pré-acordo e pós-acordo.