3º Ciclo - Doutoramento em Urbanismo

3º Ciclo - Doutoramento em Urbanismo

Duração / Grau ou Diploma conferido / ECTS

3 Anos (6 Semestres) / Doutor / 180 ECTS
 

Direcção do Curso

Profª. Doutora Filipa Antunes

Secretariado

Condições de Ingresso

Podem candidatar-se ao ciclo de estudos conducente ao grau de Doutor:
a) Os titulares de grau de mestre ou equivalente legal;
b) Os titulares de grau de licenciado, detentores de um currículo escolar ou científico especialmente relevante que seja reconhecido como atestando capacidade para a realização deste ciclo de estudos pela Comissão Científica do Doutoramento;
c) Os detentores de um currículo escolar, científico e profissional que seja reconhecido como atentando capacidade para a realização deste ciclo de estudos pela Comissão Científica do doutoramento.
 

Apresentação do Curso

A Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias forma urbanistas desde 1991, ano de arranque da licenciatura em Urbanismo. Em 2004 inicia-se a formação pós-graduada ao nível de mestrado e em 2008 é autorizado o Programa de Doutoramento em Urbanismo, aprovado pelo Despacho n.º 12603/2008, de 5 de Maio, tendo sido alterado (estrutura curricular) pelos Despachos n.º 1824/2010, de 26 de Janeiro e n.º 10588/2012, de 6 de agosto de 2012. O Programa de Doutoramento foi avaliado em 2011 pela A3ES e encontra-se acreditado. Desde então já foram defendidas 9 teses.

O Programa de Doutoramento em Urbanismo da ULHT é composto por um Curso de Doutoramento (parte curricular, 1º ano) e um trabalho de investigação científica na área específica do Urbanismo (2º e 3º anos), tutelado por um orientador doutorado e cujo resultado se consubstancia numa tese original e inédita, especialmente elaborada para o efeito, numa das áreas de concentração do curso.

 

Objetivos do Programa de Doutoramento

A premência de um corpo de investigação na área do Urbanismo que incite à conceção de teorias, de ferramentas e de práticas que concorram para o desenvolvimento do país, justifica a existência deste Programa de Doutoramento, que tem como principal objetivo a formação de recursos humanos competentes para a criação de saberes nos domínios do Urbanismo, investigação e suas práticas, e sua transmissão, assim contribuindo para a melhoria dos espaços urbanos.

O Programa de Doutoramento tem por objetivos centrais promover a:

  • Liderança académica e institucional: a formação e elevação da qualificação de recursos humanos para o ensino/docência em Urbanismo;
  • Produção intelectual e Internacionalização: Capacitação de investigadores que contribuam para a excelência do Urbanismo enquanto campo de ciência.

 

Conhecimentos, capacidades e competências a adquirir

Para além das competências definidas legalmente para este grau de ensino, ao articular ensino e investigação, o Programa de Doutoramento visa capacitar o doutorando para:

  • Aprofundar o conhecimento sobre as questões relativas ao território e à interação ambiente físico/ambiente social;
  • Aprofundar os fundamentos e valores que devem assistir ao ato de criar e de gerir o espaço público abrindo novas pistas para o Urbanismo, especialmente nos métodos de análise urbana e de composição do espaço público das nossas cidades;
  • Aprofundar o conhecimento normativo e operacional relativo à implementação de políticas de regularização fundiária e urbanística de base municipal;
  • Aprofundar uma visão sistémica do espaço urbano compreendendo de forma integrada e sustentada as infraestruturas, os equipamentos e os serviços;
  • Compreender a articulação entre as políticas nacionais na área do Urbanismo com o contexto mais vasto das políticas europeias.
  • Aprofundar o lugar do planeamento estratégico como recurso instrumental para o desenvolvimento coeso e harmonioso do território. 

 

Fomento à Investigação

O Programa de Doutoramento em Urbanismo está associado ao Centro de Estudos Interdisciplinares em Educação e Desenvolvimento (link www.ceied.ulusofona.pt), no Grupo 3 - Cultura, Memória e Território, Linha Urbanismo. Todos os alunos inscritos no Programa de Doutoramento estão sujeitos a inscrição no CeiED mediante as condições de ingresso definidas pelo Centro de Estudos.

O Programa de Doutoramento abrange um total de 180 ECTS (European Credits Transfer System), estruturados do seguinte modo:

  • Parte curricular do Programa constituída por seminários de aprofundamento, sendo necessária a realização de 60 ECTS de um conjunto de unidades curriculares.
    • 52 ECTS distribuídos por 4 unidades curriculares basilares;
    • 8 ECTS dedicados às metodologias de investigação em urbanismo.
  • O Seminário de Investigação em Urbanismo, que visa o debate e aprofundamento das matérias relativas aos projetos de investigação dos doutorandos, no 2º ano do programa, e que totaliza 15 ECTS.
  • A tese, trabalho original elaborado especificamente para o doutoramento, que totaliza (2º e 3º ano) 105 ECTS.

 

Equipamentos e Instalações

Instalações
Tipo de Espaço / Type of space
Sala de aulas / Classrooms ( .. ) 30(m2)
Salas de trabalho / tutoria dedicadas 20(m2)
Centro Trabalho Tecnológico / Work Technology Center ( D.0.5 ) 236.3(m2)
Auditório para seminários de investigação (F.0.9)
Biblioteca / Library ( N.0.1 )
Salas de Estudo / Study Rooms ( .. )
Laboratório de SIG 50(m2)
Oficinas (Madeiras, Metais e Plásticos) / Workshops (Wood, Metal and Plastic) ( S.0.1 ) 166(m2)
Bares e Cantinas / Bars and Canteens ( .. ) 642.3(m2)

Equipamentos
Computadores com software específico para o ensino do urbanismo (CAD, SIG, Cálculo de infra-estruturas etc.) 12
Impressora laser A3 1
Impressora Grandes Formatos A0 1
Impressora A1 3
Scanner A4 Professional 1
Mesa Digitalizadora (A3) 1
Equipamento de Vídeo e Som e respetiva tecnologia de edição. 1
Biblioteca com bibliografia específica na área 1
Mapoteca – Digital e analógica 1
 

Saídas Profissionais

O Diploma de 3º Ciclo em Urbanismo visa fornecer preparação e competências específicas que permitam ao diplomado exercer com sucesso as atividades profissionais correspondentes a uma das áreas de especialização, bem como continuar o seu percurso académico, proporcionando, em particular, os conhecimentos técnicos e científicos necessários para a frequência de um Programa de Pós-Doutoramento.

 

Áreas Científicas

Arquitectura e urbanismo;
Ciências sociais e do comportamento;
 

Plano de Estudos(

DESPACHO N.º 12603/2008, DE 5 DE MAIO, ALTERADO PELO DESPACHO N.º 10588/2012, DE 06 DE AGOSTO

1.º Ano / Tronco comum

 

ECTS

Ambiente Construído, Equipamentos e Transportes

Anual

12

Ambiente Natural e Paisagem Urbana

Anual

12

Metodologias de Investigação em Urbanismo

Anual

8

Sociedade, Governança e Administração do Território

Anual

14

Urbanística Aplicada e Desenho Urbano

Anual

14

2.º Ano / Tronco comum

 

ECTS

Seminário de Investigação em Urbanismo

Anual

15

Tese (2ºano)

Anual

45

3.º Ano / Tronco comum

 

ECTS

Tese (3ºano)

Anual

60

 

Áreas Científicas

Entendendo o território como parte física (natural/construída) e social onde os aspectos administrativos são relevantes, pois asseguram uma gestão conjugada no interesse das populações e na valorização dos recursos, as diferentes áreas científicas foram definidas, numa perspectiva de transversalidade, assentes em cinco grandes áreas.

Assim, as matérias relacionadas com o ambiente natural, a paisagem e odesenvolvimento rural ficam adstritas à área Ambiente Natural & Paisagem Urbana (ANPU); as questões relacionadas com as estruturas, infraestruturas, equipamentos e mobilidade integram-se na área Ambiente Construído, Infraestruturas, Equipamentos & Transportes (ACIET); o desenho urbano, as ferramentas de planeamento e de ordenamento do território e a teoria do Urbanismo e integram-se no grupo Urbanística Aplicada & Desenho Urbano (UADU); os aspectos sociais e administrativos, as políticas públicas e as estratégias bem como os estudos sobre planificação e execução de atos instrumentos de planeamento e de operações urbanísticas integram-se no grupo Sociedade, Governança & Administração do Território (SGAT); as questões que se relacionam com a educação e o território integram-se na área Educação, Território e Urbanismo (ETU)e as ferramentas de suporte ao Urbanismo, como os sistemas de informação geográfica ou as ferramentas tecnológicas de teledeteção integram-se no grupo Tecnologias de Informação & Urbanismo (TIU)

Tese

O curso visa a realização de uma tese e inscreve-se nas atuais diretivas traçadas no âmbito da União Europeia, no quadro do chamado processo de Bolonha, permitindo a orientação da investigação numa das áreas de concentração do curso, por meio da elaborando uma tese de doutoramento na área científica do urbanismo, sob a orientação de um professor ou investigador doutorado.

 

Veja aqui as teses já realizadas no âmbito do Programa de Doutoramento em Urbanismo da ULHT.